Sejam bem-vindos à nossa sala!

Olá Amigos e Visitantes!
Sejam bem-vindos à nossa sala!
Somos um grupo de 25 crianças, de três, quatro e cinco anos.
Neste cantinho iremos partilhar as nossas descobertas e aprendizagens.
Contamos com as vossas visitas e comentários.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A partir da história do Nadadorzinho...

... temos realizado diversas atividades cujos objetivos são:
  • Promover situações de interação oral;
  • Criar situações em que se apela à atenção e concentração, assim como dinamizar momentos em que a criança tem que ouvir o outro e esperar pela sua vez de falar;
  • Favorecer o desenvolvimento do vocabulário;
  • Promover a consciência fonológica;
  • Promover relações de amizade.
Depois de ouvirmos a história, registamos numa cartolina algumas das Maravilhas Aquáticas que conhecemos:
 









Fizemos o jogo do Baú das Palavras. (Segundo o Wilson não era nenhum baú, por isso tivemos que resolver este "problema").
Cada criança retira uma imagem com o respetivo nome escrito e tem que construir uma frase com essa mesma palavra. Essas frases são registadas pela educadora numa folha.
É de salientar que construíram frases mais ou menos complexas mediante as idades. Os mais pequenos limitavam-se a dizer, por exemplo: "A medusa é laranja".  (porque a imagem é de uma medusa laranja).

Já temos MESMO um BAÚ
 










Em consequência do diálogo sobre a diferença de cor do Nadadorzinho e dos seus irmãos e amigos, falamos sobre as diferenças entre todos nós na sala. Uns são altos, outros baixos; uns são meninos, outros são meninas; uns são mais morenos do que outros e até existem crianças de etnia cigana. No entanto, concluímos que somos todos iguais e todos amigos.
Resolvemos fazer com as nossas mãos um peixe muito grande, tal como fez o Nadadorzinho e os seus amigos.
A questão era: quem iria ser o olho?
Por unanimidade resolvemos ir a votos.
O critério escolhido por quase todas as crianças (sem serem induzidas para tal), não foi por nenhuma caraterística física mas sim O MELHOR AMIGO.
Ficamos a saber que o menino Dinis é a criança que tem mais amigos na sala. Todos aceitaram a decisão e pusemos, literalmente, as mãos ao trabalho.
E ficou assim:




 Outra atividade foi: O Estendal das Palavras.

 
 
 

 Com esta atividade aprendemos que:

  • Uma frase é constituída por um conjunto de palavras;
  • Uma frase começa por uma letra maiúscula;
  • Uma frase termina com um sinal de pontuação; (Neste caso um ponto final. Já conhecíamos o ponto de interrogação quando o Nadadorzinho estava a pensar sobre como resolver o problema).

Contamos o número de palavras desta frase, batendo com os pés no chão.
Depois de recortarmos a frase alteramos a sua sequência de várias maneiras e concluímos que as palavras devem ser colocadas num sítio certo, porque se assim não for, a frase não tem sentido.

Sem comentários:

Enviar um comentário